GIT_HASH: a98598b3 - main
Quem somos
Ajuda
Abra sua conta
Quem somos
Ajuda

Abra sua conta 
de graça

Baixe o app e vá em "Criar Conta".

Ligue a câmera do seu celular e aponte para o QR Code abaixo. Você será redirecionado para a loja de aplicativos. Aí é só baixar o app GazinBank e abrir a sua conta.

Atenção! Não solicitamos depósitos antecipados ou pagamentos por transferência bancária para liberação de empréstimos e nem entramos em contato via WhatsApp para isso.

O que é orçamento pessoal e familiar 

 

Orçamento pessoal 

O orçamento pessoal é uma ferramenta de controle dos gastos que uma pessoa tem, levando em conta seus ganhos, estilo de vida e objetivos de curto, médio e longo prazo. Todas as despesas básicas necessárias e também as supérfluas entram nessa conta, tais como moradia, alimentação, energia elétrica, água, internet, plano de saúde, mensalidade da faculdade, lazer, viagens entre outros. Também precisam entrar no orçamento os objetivos e planos de curto, médio e longo prazo, como reserva de emergência, investimentos, aposentadoria, etc. 
 

Orçamento familiar  

O orçamento familiar, por sua vez, é a ferramenta de controle das despesas de pessoas que vivem juntas e dividem os gastos (essenciais, necessários e supérfluos), além dos objetivos de curto, médio e longo prazos feitos em grupo. Assim, o orçamento pessoal e o familiar são tipos de orçamento que se complementam. Afinal, despesas pessoais descontroladas afetam diretamente o orçamento familiar, caso os gastos sejam divididos.

Como organizar o orçamento pessoal e familiar? 

 
O primeiro passo é conversar com os moradores da casa para decidirem como as despesas serão divididas. A decisão dependerá do arranjo de cada família ou grupo, mas algumas sugestões podem ser: Divisão igual das despesas; Divisão proporcional aos ganhos de cada um; Unir todas as rendas como se fossem apenas uma para o pagamento das despesas, este caso, define-se uma porcentagem mensal para cada um usar livremente. 
 
O segundo passo é anotar todas as despesas pessoais e familiares, também é importante anotar todas as dívidas pessoais e familiares, com o valor das parcelas, a data de vencimento e quitação total, abaixo alguns exemplos: 
 
1. Gastos essenciais: despesas fundamentais para a sobrevivência, como por exemplo aluguel, condomínio, transporte, alimentação, água, eletricidade etc. 
 
2. Gastos necessários: despesas que não são essenciais, mas igualmente importantes para manter o padrão de vida da pessoa, como por exemplo: academia, plano de saúde, mensalidade da escola dos filhos. 
 
3. Gastos supérfluos: despesas de lazer e desejos de compra, restaurantes, vestuário, passeios.  
 
O terceiro passo é anotar e somar todas as fontes de renda da família, para isso, será importante incluir: Salários; Rendas Extras; Rendimentos com Aluguéis ou Aplicações. 
 
O quarto e último passo, seria a montagem da planilha do orçamento financeiro: Escolha uma forma de anotar os gastos e rendas, podendo ser planilhas de Excel ou até mesmo com um papel e caneta, mas lembre-se de sempre mantê-la atualizada pois ficará bem mais fácil entender como estão os gastos e o que precisa ser melhorado mês a mês. Clique aqui para baixar nosso modelo de planilha de orçamento financeiro e dê o primeiro passo rumo à sua estabilidade financeira.